Bolsa Família – Cadastro

By | 6 de julho de 2013

O Programa Bolsa Família é uma iniciativa do MDS (Ministério de Desenvolvimento Social) para ajudar famílias em condições de pobreza e de pobreza extrema (renda familiar per capita inferior a R$ 70,00 por mês). Atualmente, o Programa Bolsa Família atende 16 milhões de brasileiros e brasileiras que precisam desse tipo de auxílio.

O objetivo do Programa é a transferência direta de renda é aliviar a condição de pobreza. Mas o Programa também trabalha com certas condições para ter direito ao benefício como, por exemplo, freqüência escolar mínimia de 75% para quem está em fase de vida escolar básica. Essas condicionais visam garantir acesso à educação e à saúde. Além disso, o Programa trabalha com ações complementares para que as famílias não fiquem dependentes do auxílio por tempo indeterminado, o objetivo é integrá-las e proporcionar formas para que se sustentem sozinhas.

Para ter direito ao benefício, as famílias devem se cadastrar e ser aprovadas por estarem em condições que necessitam de auxílio financeiro do governo.

Para se cadastrar, as famílias devem procurar o centro responsável em sua cidade e fornecer todas as informações solicitadas, dentre elas os dados pessoais e a renda de cada membro da família. Os dados são enviados para o chamado Cadastro Único. Este tem o objetivo de conhecer as famílias e a realidade socioeconômica de cada um de seus membros e, a partir dessas informações, traçar políticas e estratégias para melhorar sua qualidade de vida.

A seleção das famílias para recebimento da Bolsa Família é feita de forma automatizada e todos os aprovados recebem um cartão para retirada do benefício nos bancos da Caixa Econômica Federal no início de cada mês.

Os valores pagos dependem do perfil de cada beneficiado. Os valores são distintos e dependem da presença de crianças, grávidas e adolescentes. Para chegar ao valor final a ser recebido por cada família, tudo isso é levado em conta assim como a renda familiar existente antes do recebimento do benefício.

O Programa Bolsa Família passa por auditorias constantes e é responsabilidade dos municípios, dos estados, do Distrito Federal, da União e das famílias, garantir que somente os que realmente precisam do benefício tenham acesso a ele para suprir necessidades básicas como a alimentação.

Se sua família ou a de conhecidos seus se encontra em situação de pobreza ou pobreza extrema, procure o órgão responsável pelo Programa Bolsa Família em seu município. Não deixe de visitar o site do Programa para mais informações: http://www.mds.gov.br/bolsafamilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *