Bolsas de Estudo – Capes e Fapesp

By | 13 de abril de 2011

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, são duas das mais bem conceituas instituições de fomento à pesquisa do País. Oferecem bolsas para estudantes, em vagas desde iniciação científica até programas de pós-doutorado, passando por mestrado e doutorado.

Para concorrer às bolsas os alunos devem ter excelente desempenho acadêmico comprovado por histórico escolar. Além disso, há uma série de exigências quanto à formação, recomendação de professores e um projeto alinhado às linhas de pesquisa das instituições.

Os alunos aprovados no processo seletivo devem enviar relatórios periódicos reportando os trabalhos desenvolvidos. Os orientadores envolvidos no projeto também fazem relatórios e, geralmente, são professores de universidades com currículo acadêmico muito bem desenvolvido e com experiência no apoio à pesquisa de jovens estudantes pesquisadores.

Os valores das bolsas variam de acordo com a graduação do candidato e são por tempo determinado. O estudante deve ficar bem atento aos prazos para não correr o risco de ter que terminar o projeto sem auxílio financeiro.

Se você pretende concorrer a uma bolsa para pesquisa, saiba mais em: http://www.capes.gov.br/ e http://www.fapesp.br/.
Por: Yara Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *