Câmara aprova projeto que incentiva a educação à distância

By | 14 de dezembro de 2011

Ter a possibilidade de continuar os estudos em nível superior ainda é um sonho para muitos brasileiros. Mesmo terminar o Ensino Médio e o Fundamental é uma vontade de muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo tradicional.

Com a correria do dia a dia e com as exigências do trabalho e da vida moderna, fica cada vez mais difícil frequentar as salas de aula e se dedicar aos estudos. Diante disso, os cursos à distância representam uma grande oportunidade de iniciar ou dar continuidade a cursos e estudos regulares.

Os cursos à distância permitem que os alunos organizem os estudos conforme sua disponibilidade. Os estudantes têm total flexibilidade quanto a horários, tópicos a serem estudados e escolha dos dias em que irão se dedicar para adquirir novos conhecimentos.

Normalmente, as plataformas usadas para ensino à distância veem preparadas para proporcionar uma série de atividades interativas para os alunos: chats, vídeos, bibliotecas de livros e artigos, sala de aula online, e-mails para contato com outros alunos e com os professores e muitos outros recursos fazem parte do universo de estudo online.

As faculdades, universidades e demais instituições de ensino que trabalham com ensino à distância investem bastante na infraestrutura para que os alunos tenham acesso ao que há de melhor em plataformas virtuais. Além disso, organizam materiais de estudo de qualidade com mistura de conteúdos teóricos e práticos, com muitos exercícios para praticar, desde os mais simples até os mais complexos.

Para auxiliar na resolução de dúvidas, os cursos contam com auxílio de professores tutores para resolução de eventuais dificuldades. Os professores respondem as dúvidas por mensagens, apresentam exemplos, mostram caminhos para desenvolver as soluções e ainda indicam materiais extras como artigos e livros para complementarem os estudos.

Há uma série de cursos à distância, desde os de capacitação e profissionalizantes até os de ensino supletivo, graduação e pós-graduação. Depende da fase dos estudos em que você estiver. Os preços são bem variados e dependem da instituição, do tempo de estudo, se há material impresso ou não e alguns outros fatores. Como há muitas instituições trabalhando com ensino à distância, o ideal é que você pesquise antes de se matricular em um dos cursos.

Para facilitar ainda mais a oferta de cursos à distância no mercado, a Câmara dos Deputados aprovou projeto que amplia os incentivos a essa modalidade de ensino. Haverá ampliação da lista de meios de comunicação que terão custos reduzidos de transmissão quando forem usados para transmissão de Ensino à Distância: internet e TV a cabo e digital estão inclusos.

De acordo com a Lei, o Poder Público tem como uma das missões incentivar o desenvolvimento de programas de ensino à distância, independentemente da modalidade e do nível.

Para saber mais, acesse: http://www.posugf.com.br/noticias/todas/1164-camara-aprova-projeto-que-amplia-incentivo-para-educacao-a-distancia

Por Yara Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *