Como Estudar no Exterior e Ganhar Bolsas de Estudo

By | 23 de setembro de 2015

Expandir os conhecimentos e obter experiência internacional para implantar no currículo é um grande diferencial e que pode ser obtido estudando no exterior. Existem opções que provam que para estudar fora não é necessário ter muito dinheiro e muito menos este precisar ser um projeto distante.

As pessoas que desejam estudar no exterior, primeiramente passam por um processo de candidatura (application), que conta com provas padronizadas (SAT ou ACT), teste de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS), análise de currículo escolar, envio de redações e de cartas de recomendação e realização de entrevistas.

Algumas pessoas enfrentam os desafios econômicos, mas para quem não tem condições de aderir a essa situação, existem opções como bolsas de estudo ou oportunidades que as universidades lhe oferecem ao descobrir um trabalho, redação, tese ou projeto seu. Quando você se candidata a uma vaga em uma das maiores faculdades do mundo, elas podem cobrir integralmente o valor.

O primeiro passo é investir nos seus conhecimentos

Muitas pessoas de baixa renda se esforçam nos estudos para se destacar nas escolas que dão oportunidades para que estudem. Ser um aluno dedicado é atrair visões das instituições. Um bom caminho é participando das olimpíadas oferecidas pelas escolas, que levam a competições regionais, estudais e assim por diante.

Outros caminhos, além de se dedicar a estudos, é a realização de atividades extracurriculares para preencher o seu currículo e adquirir ainda mais conhecimento. Trabalhos voluntários, simulações como as da ONU, participar de grupos de discussões e criar pesquisas ou teses científicas são boas alternativas.

Como Estudar no Exterior

E sempre buscar as oportunidades.

Alunos da Harvard criaram um programa chamado Village to Raise a Child, onde identificava empreendedores que faziam diferença no ambiente em que vivem. Através desse programa, uma baiana de Feira de Santana chamada Georgia Sampaio, viajou para os EUA no final de 2014 com todas as despesas pagas, para palestrar na mais conceituada universidade do mundo por conta da tese que enviou para o programa. Sua redação fez com que ela fosse aprovada em diversas universidades.

Existem cursos preparatórios gratuitos para graduação no exterior, alguns deles são oferecidos pela EducationUSA e a Fundação Estudar. Além desses, outros programas abrem regularmente inscrições para estudar de graça fora do país. Conheça alguns deles:

Laspau – A Laspau oferece bolsas de estudos de doutorado pleno para brasileiros nas universidades dos Estados Unidos. (www.laspau.harvard.edu/pt-br)

Santander Universidades – Oferece bolsas que variam de acordo com o destino do estudante. (www.santanderuniversidades.com.br/bolsas)

Nuffic Neso Brazil – Oferece bolsas de estudo para brasileiros interessados em estudar na Holanda, por meio do programa do Orange Tulip Scholarship (OTS). É necessário ter excelência acadêmica. (www.nesobrazil.org)

Fundação Lemann – Oferece bolsas de estudos em algumas das melhores universidades do mundo por meio do Programa Lemann Fellowship. São as próprias instituições de ensino que selecionam os bolsistas e realizam o processo de admissão e concessão das bolsas. (www.fundacaolemann.org.br)

Fundação Carolina – São bolsas de estudo na Espanha destinadas a estudantes latino-americanos para cursos de pós-graduação. Há vagas também para programas de doutorado e pós-doutorado. (www.fundacioncarolina.es)

Ciência sem Fronteiras – Iniciativa do governo federal que prevê promover o intercâmbio de alunos de graduação e pós em diferentes países com objetivo de manter contato com sistemas educacionais. (www.cienciasemfronteiras.gov.br)

No Brasil as oportunidades são bastante limitadas. Todo o esforço será despendido apenas de você, por isso é necessário pesquisa, correr atrás e mostrar para as universidades que você tem capacidade e dedicação para fazer parte delas.

One thought on “Como Estudar no Exterior e Ganhar Bolsas de Estudo

  1. Pingback: 3 Dicas para Conseguir Horas Extracurriculares de Graça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *