Como fazer uma monografia?

By | 13 de maio de 2012

Monografia tem origem da palavra especificação, a abordagem de um só problema/assunto e, desde que a primeira monografia foi publicada, ela vem sendo uma das maiores complicações na hora de fazer um trabalho.

A monografia possui dois significados:

-Estrito: trabalho resultante de uma pesquisa cientifica, com o objetivo de contribuir de forma relevante ou original à ciência.

-Lato: é todo o trabalho cientifico que venha de uma pesquisa: dissertações, mestrado, memória, entre outros. O Lato é todo trabalho que seja focado em um só assunto, de uma forma descritiva e analítica.

Antes de elaborar qualquer monografia, a pessoa deve fazer um “projeto de monografia”, nele deve constar qual assunto que a monografia vai se focar.

Depois da criação do “projeto de monografia”, o aluno deverá pesquisar sobre o assunto (não se esquecendo de anotar a fonte de suas referencias), documentação (elaborar uma solução para o problema desenvolvido), critica, construção e por final a redação (finalização do trabalho).

Como você já deve ter reparado, o assunto é o ponto inicial da monografia, por isto, é preciso escolher ele com muito cuidado e de forma nada abrangente. Procure escolher um tema dentro dos assuntos pelo qual você mais se interessa, quando fazemos um trabalho sobre algo que gostamos fica mais fácil e temos maiores chances de conseguir êxito com ele.

Depois da escolha do assunto, entra a fase da “pesquisa bibliográfica”, você deverá pesquisar sobre o assunto escolhido em qualquer lugar de sua preferencia, só se certifique de que seja uma fonte segura (ou seja, nada de wikipedia).

Na parte da documentação que você vai começar a trabalhar duro, pois, é nessa parte que você deverá fornecer a solução do problema que você escolheu para seu trabalho (evite escolher problemas grandes como a “fome do mundo”).

É na hora de fazer a critica que você dará a devida importância para a sua monografia, ela pode ser externa ou interna.

Agora vem a parte final, depois de pesquisar e escrever tanto vem à parte da redação. A partir de toda sua pesquisa você devera criar a Introdução, o Desenvolvimento e a Conclusão de sua monografia.

Não é simplesmente por ser um trabalho duro de pesquisar que a monografia causa dor de cabeça, a principal confusão das pessoas ocorre na hora de aplicar as “Regras ABNT”, são várias regras de formatação e o seu trabalho deve seguir todas, então não se esqueça de revisar muito bem ele antes de entregá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *