Curso de Comércio Exterior na Univali

By | 24 de maio de 2012

Um estudante que se formou em Comércio Exterior irá trabalhar com diversos métodos usados na comercialização de produtos ou serviços com organizações do governo e empresas do exterior. No Brasil, uma das universidades que oferecem o curso de Comércio Exterior é a Univali (Universidade do Vale do Itajaí). A Univali é uma entidade destinada ao ensino superior que tem sua sede em Itajaí, cidade localizada em Santa Catarina. A universidade possui cinco campi, além da sede. Estes campi são encontrados em São José, Biguaçu, Tijucas, Balneário Piçarras e Balneário Camboriú. Além de outra divisão da universidade localizada em Florianópolis. Dentre os vários cursos oferecidos pela universidade, destacaremos a formação em Comércio Exterior.

A Univali publica, anualmente, em uma revista, os melhores trabalhos de conclusão de curso. A revista, chamada Coleção de Negócios Mundiais do curso de Comércio Exterior da Univali, é distribuída para todo o país e até para o exterior.

O curso tem duração de quatro anos.  É obrigatório cumprir todas as matérias durante o curso, apenas uma é optativa.  Entre as matérias estudadas estão Exportação e Importação, Vendas, Negociações Internacionais, Câmbio, Mercadologia, Práticas de Comércio Exterior e Tópicos de Comércio Exterior. Porém, o foco do curso da Univali é para vendas, objetivando as negociações internas e externas. Para a formação se completar, o aluno tem que cumprir duzentas horas de atividades extracurriculares. Também há uma outra atividade que é extracurricular, denominada empresa júnior, composta por três docentes e quarenta estudantes. Cada aluno, para completar a formação, precisa realizar um trabalho de conclusão que pode ser um trabalho de estágio ou a monografia convencional. Quando opta pela monografia, o aluno seleciona um tema e se foca nele pelo período de um ano com a ajuda de um docente designado pela universidade. Quando opta pelo trabalho do estágio, um docente da universidade e um representante da empresa são responsáveis pela orientação do estudante, que tem que fazer seu trabalho com bases científicas.

A Univali também tem um programa de intercâmbio para os alunos do curso de Comércio Exterior. Os estudantes podem viajar para o exterior e passar seis meses participando do programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *