Curso de Direito

By | 21 de janeiro de 2013

Como atribuições do curso de Direito, podemos ter como a formação profissional que é responsável por estender, além de interpretar e executar todas as leis que são contidas em todas as constituições nacionais.

Os cursos que podem ser chamados de Ciências Jurídicas e Sociais possuem uma duração equivalente há cinco anos e as disciplinas ministradas nos cursos são bastante teóricas, o que ainda exige do aluno que sejam realizadas muitas leituras, muita concentração e também toda a capacidade de se analisar e associar todas as ideias.

Nos primeiros três anos é bastante comum se ter disciplinas como Sociologia, Ciência Política, Psicologia Jurídica, Português Jurídico, entre outras diversas disciplinas como Direito (Romano, Civil, Penal, Constitucional, Econômico, do Trabalho, Administrativo, Processual. Para o quarto e quinto ano as disciplinas realizadas são mais práticas, introduzidas e os trabalhos práticos podem fazer os alunos atuando como juízes e advogados em uma série de simulações de tribunais. Além disto, no quinto ano que os graduandos realizam devem fazer uma pesquisa a respeito de um tema específico, além de relacionar com áreas de interesse, e ainda escrever uma monografia devendo seguir algumas várias normas estabelecidas por cada uma das instituições de ensino.

Além da monografia realizada, o aluno deverá fazer um estágio e somente depois deverá estar apto a receber os diplomas de ensino.

O Brasil campeão no número de cursos de Direito

O Brasil é um dos países que possuem maiores números de cursos de Direito, sendo contabilizados em aproximadamente 1200 cursos até o ano de 2011. Podemos estimar que estejam matriculados no primeiro ao quinto ano mais de 650 mil estudantes, e anualmente 100 mil bacharéis que se formam anualmente na área de direito.

O Brasil apesar de ser um país com o maior número de cursos de direito do mundo, muitas instituições de ensino tem de reduzir o número de vagas devido às baixas pontuações no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB e também no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Consulte as instituições mais próximas de sua residência que certamente terá um bom curso para realizar na área de direito, porém primeiramente verifique se ele é realmente certificado pelo MEC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *