Curso de Engenharia Mecânica

By | 6 de agosto de 2013

Saiba tudo sobre o Engenheiro Mecânico

O curso de Engenharia Mecânica apresenta aos alunos uma sólida base em Engenharia e também em tópicos específicos da área, preparando os engenheiros para trabalharem com projetos de máquinas e equipamentos nos mais diversos segmentos e também nas áreas de negócios.

Os cursos de Engenharia dão uma excelente base em disciplinas básicas como Cálculo, Química e Física, mas o nível de exigência dos alunos é altíssimo. E isso acontece para qualquer curso de engenharia. O curso de Engenharia Mecânica, por exemplo, prevê dois anos de disciplinas básicas, para então começar a trabalhar tópicos específicos da área.

Alunos de Engenharia Mecânica estudam disciplinas de negócios, logística e administração para que também atuem na parte administrativa dos projetos da área e não tenham como opção apenas a carreira de especialista.

O engenheiro mecânico é responsável por todo projeto, desde a concepção até a elaboração do protótipo, o planejamento, o desenvolvimento e os testes finais. Carros, ferramentas específicas para indústria, sistemas de aquecimento, sistemas de refrigeração, todos são escopo de trabalho de engenheiros mecânicos. Para chegar a esse nível de especialidade, os alunos estudam disciplinas densas como fenômenos de transporte, termodinâmica e resistência de materiais, além de muito Cálculo e muita Física.

A supervisão, o gerenciamento da logística e o controle de qualidade também fazem parte do trabalho de engenheiros mecânicos, dependendo do seu ponto de atuação em uma cadeia produtiva das indústrias, por exemplo.

As principais universidades públicas brasileiras oferecem cursos de Engenharia Mecânica, umas como foco mais em mercado, outras como foco maior no meio acadêmico, com o objetivo de formar pesquisadores. Universidades como a UNB (Universidade de Brasília), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e o ITA (Instituto Técnico de Aeronáutica) estão no topo da listas das mais bem conceituadas e, consequentemente, as mais procuradas pelos egressos do ensino médio.

Os vestibulares para essas universidades são bastante concorridos e exigem uma ótima preparação dos concorrentes. É preciso ter uma excelente formação básica para ter sucesso no ingresso em cursos superiores de universidades de primeira linha.

 Se você pretende cursar Engenharia Mecânica em uma universidade de excelência, prepare-se para os exames vestibulares e esteja certo de que enfrentará um curso bastante denso, mas com amplas possibilidades de atuação tanto no mercado de trabalho quanto no mundo acadêmico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *