Curso de Enfermagem do Trabalho

By | 14 de março de 2014

Profissionais da área técnica de Enfermagem que queiram trabalhar na área ocupacional vinculada à Segurança do Trabalho devem fazer curso Técnico de Especialização em Enfermagem do Trabalho. Dessa forma, podem ser parte do quadro de SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, nas mais diversas empresas do país.

Qual é o curso que deve ser feito para se tornar Enfermeiro do Trabalho ou Técnico de Enfermagem do Trabalho?

Os profissionais da área da saúde que possuam formação em Enfermagem (ensino superior) e os que possuam formação em nível técnico de Técnico de Enfermagem, que desejam atuar na prevenção e promoção de saúde do trabalhador, devem fazer cursos de especialização na área de Segurança do Trabalho.

Ao Enfermeiro cabe especialização em nível de pós-graduação que lhe dará o título de Enfermeiro do Trabalho e ao Técnico de Enfermagem cabe a Especialização Técnica em Segurança do Trabalho, que lhe promoverá como Técnico de Enfermagem do Trabalho.

O que faz um Técnico de Enfermagem do Trabalho?

O profissional Técnico de Enfermagem do Trabalho trabalhará em conjunto com o SESMT que é composto pelos profissionais: Enfermeiro do Trabalho, Médico do Trabalho, Engenheiro do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

Caberá ao Técnico de Enfermagem do Trabalho realizar o planejamento, programação, orientação e execução de atividades de Enfermagem do Trabalho, visando a promoção da saúde e integridade física do trabalhador. Caberá a ele medidas de socorro imediato, com objetivo de manter a vida, através da prática de Primeiros Socorros em caso de mal súbito ou de acidentes de trabalho. Poderá participar também de outras atividades decorrentes à investigação de acidentes, por exemplo.

Dependendo do número de trabalhadores de uma empresa, bem como o tipo de atividade que a mesma realiza, o Técnico de Enfermagem do Trabalho pode ser o único profissional da área da saúde a trabalhar em conjunto com o Técnico de Segurança do Trabalho.

Onde fazer a Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho?

Interessados em fazer a Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho devem buscar instituições profissionalizantes de nível técnico que forneçam certificação exigida pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

Caso o interessado realize um curso que não conceda a certificação exigida pelo MTE, ele não conseguirá seu registro profissional, não podendo desesenac são paulompenhar suas atividades.

Instituições como o SENAC – São Paulo oferece o curso. O mesmo é dividido em módulos e possui carga horária mínima de 340 horas.

Caso queira mais informações, acesse o site do SENAC São Paulo.

Cuidado!!! Considere os cursos online sem certificação como forma de aprendizado, mas tenha ciência que eles não proporcionam a profissionalização (você não poderá atuar na área).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *