Como Elaborar o Objetivo Profissional

By | 20 de julho de 2013

Aprenda como elaborar seu objetivo profissional

Um dos grandes desafios, seja para buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho, seja para buscar o primeiro emprego é a elaboração do currículo.

Mas por que tanta dificuldade? Um dos maiores problemas na elaboração do currículo é a definição do objetivo profissional. Isso acontece porque muitas pessoas não sabem ao certo com o que querem trabalhar ou sabem mais ainda têm diversas dúvidas sobre como é o dia a dia da profissão, quais os retornos, quais as possibilidades de crescimento. Dessa forma, acabam não sendo muito objetivos na elaboração do currículo e isso impacta diretamente em sua contratação.

Portanto, o primeiro passo é definir exatamente com o que quer trabalhar e qual o foco exato de sua carreira. Evite divagações, uso de termos confusos, muitos detalhes: quanto mais objetivo você for, melhor. Revise o objetivo profissional tantas vezes quantas julgar necessário. E, se possível, peça para que outra pessoa analise e verifique se está bem claro. É importante que seja bastante crítico com relação ao que está escrito para que possa melhorá-lo e, assim, aumentar suas chances de conseguir uma nova posição no mercado.

O objetivo profissional deve ser simples, claro, com frases curtas e de fácil entendimento. Procure usar termos conhecidos e fáceis. Para isso, pesquise antes como são as atividades em sua área de atuação e prepare o currículo seguindo os termos utilizados. Se tiver dois objetivos profissionais, por exemplo, se gostaria de trabalhar com administração escolar, mas também gostaria de selecionar, elabore dois currículos, cada um com um objetivo profissional. Evite colocar no mesmo documento diversas especialidades e o objetivo de fazer muitas coisas distintas, pois isso irá dificultar a análise do selecionador.

Você deve estar seguro do que quer e deixar isso claro para os recrutadores. Dessa forma, eles não terão dúvidas se você está preparado para uma vaga ou outra, eles saberão exatamente qual a melhor vaga, pois você deixou isso claro ao escrever seu currículo.

Ao elaborar o objetivo profissional, use linguagem culta, formal, sem erros gramaticais ou ortográficos. Não dispense a ajuda de um corretor como o Word para evitar gafes como erros de português. Em casos de dúvidas, procure um dicionário ou auxílio de outra pessoa.

Resumindo, é muito importante que você tenha seu objetivo profissional claro e muito bem definido. E isso deve ser refletido no currículo de forma a maximizar as suas chances de aprovação para uma vaga no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *