Engenharia de petróleo

By | 10 de fevereiro de 2014

Faculdade de Engenharia de Petróleo saiba mais:

A área de engenharia de petróleo nada mais é do que o conjunto de uma série de técnicas para a descoberta de poços e jazidas para exploração, produção e ainda comercialização de petróleo bem como de gás natural.

Os profissionais bacharel em áreas de engenharia de Petróleo ou ainda Engenheiro de petróleo tem como um campo de atividade os navios petroleiros, as refinarias, plataformas marítimas, petroquímicas entre outras.

engenharia do petroleoÉ de responsabilidade deste profissional realizar o desenvolvimento de uma série de projetos que poderão visar a exploração bem como a produção dos bens sem prejuízo algum ao meio ambiente nem mesmo desperdícios de materiais. Além de tudo isto é possível se cuidar dos transportes do petróleo e ainda seus derivados, desde seu local de exploração até a chegada de sua refinaria.

O profissional desta área ainda poderá atuar em consultorias de meio ambiente e nos setores de exportação e importação, fazendo assim uma série de pesquisas de preços de matérias primas ou ainda captando compradores. É um grande requisito deste profissional conhecer a legislação internacional que regula todas as atividades ligadas diretamente aos seus derivados e ainda como a maior parte das empresas do setor é estrangeira e é necessário ter uma boa fluência em inglês.

Uma área com mão de obra escassa

O Brasil conta com mais de dois milhões de barris de petróleo com toda a operação da Petrobras e ainda de dezenas de empresas estrangeiras. Toda a exploração plena do pré sal que é prevista para acontecer a partir de 2020 deverá elevar ainda mais estes números. Mas além disto todas as empresas do setor reclamam não encontrar no mercado brasileiro mão de obra que seja qualificada. O setor estima que deverá precisar de mais de 200 mil profissionais até o ano de 2015 e muitos deles engenheiros. A carência do mercado é tanta que o país cada vez mais vem importando os profissionais. Para se ter ideia nos concursos realizados somente para a engenharia do petróleo o cadastro reserva oferece 345 vagas – 69 delas, para início imediato.

É uma área em evidência e por isso deverá ser investida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *