Scroll Top

Curso Superior

Faculdade de Arquitetura

Cursar Arquitetura é uma das opções entre os diversos cursos de graduação oferecidos por diversas instituições ao longo do país. Mas o que uma pessoa aprende ao cursar Arquitetura? Ela se torna apto a atuar em quais áreas? Quais as instituições oferecem esse curso?

Veja abaixo algumas dicas sobre o curso de Arquitetura

O arquiteto projeta e organiza espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade.

Projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação.

Podemos dizer que essa é uma área onde a busca de profissionais será crescente. Tendo em vista todo o crescimento da população, sabemos que as grandes cidades brasileiras têm uma demanda muito grande por habitação, infraestrutura e obras de mobilidade.

Algumas cidades, como São Paulo, estão crescendo para cima por não poder mais crescer para os lados. Estão sendo construídos prédios cada vez mais altos para atender toda a população que não para de crescer e que está em ascensão econômica.

Os principais empregadores do arquiteto são empresas do setor público, responsáveis por obras de infraestrutura e urbanização, e construtoras e incorporadoras. A maior parte das vagas está no Sul e Sudeste.

O curso pode ser encontrado por outros nomes como, por exemplo, Urbanismo.

Um arquiteto pode trabalhar em diversas áreas. Com a arquitetura de interiores ele organiza o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis. Com a arquitetura industrial, pode planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas de segurança.

Uma área muito importante e cogitada graças a população que anda mais consciente graças ao acesso às informações é a Arquitetura Verde, trabalhando com ela os arquitetos desenvolvem projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local.

Paisagismo e ambiente também fazem parte, com o desenvolvimento de espaços abertos, como jardins, parques e praças. Também pode trabalhar em Edificação e construção para projetar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.

Já o Urbanismo planeja uma região, cidade ou bairro, criando o plano diretor e o zoneamento e há também o Restauro de edifícios para recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.

Essas apenas algumas das opções em que o estudante sai apto para atuar. O curso tem uma média de duração de 5 anos.

As opções de trabalho são muitas, assim como o grande número de instituições. Para saber quais são as instituições que oferecem o curso de Administração na sua cidade, é só acessar o site do MEC (http://emec.mec.gov.br/).

Logo quando a página abrir, você poderá consultar as instituições selecionando o seu estado. Logo após escolhe o curso e o município e ele apresenta uma lista com todas as instituições aprovadas para oferecer o curso.

Gostou das dicas? Agora já se sente preparado para iniciar os estudos?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.