Faculdade presencial ou à distância?

By | 17 de setembro de 2015

Escolher o curso superior ideal exige maturidade, coragem e análise de diversas opções. Primeiro é preciso escolher o curso, depois a localidade, a instituição e por fim, a modalidade. A dúvida é: o melhor é escolher faculdade presencial ou à distância?

Os cursos em modalidade à distância ainda estão se difundindo na sociedade brasileira, porém são a escolha ideal para muitos, principalmente para quem não possui maior flexibilidade de horários e deslocamento.

Esse é o caso, por exemplo, dos estudantes que moram longe das instituições de ensino ou que trabalham em período integral ou mesmo em regime de turno, estando sujeitos a aplicação de horários rígidos em seu dia a dia.

Por outro lado, a faculdade presencial oferece uma experiência inesquecível e essencial, tanto para o crescimento pessoal quanto profissional do aprendiz. Nesse meio é possível conhecer pessoas e até mesmo estabelecer contatos que podem ajudar no processo de inserção no mundo pós-acadêmico.

Faculdade presencial ou à distância

Para que você possa escolher o ideal para si, vamos considerar algumas das principais características de cada modalidade.

Porque escolher uma faculdade presencial

A faculdade presencial exige que o aluno assista a todas as aulas dentro do polo universitário, diariamente, dentro do horário pré-combinado no ato da matrícula.

O curso pode ser de segunda a sexta ou de segunda à sábado, podendo ainda ser oferecido pela manhã, pela tarde, pela noite ou em período integral. Tudo isso dependerá da instituição, da grade curricular e da carga horária exigida para formação acadêmica em cada área.

Além dessa atividade, podem ainda ser exigidas atividades extra curriculares e realização de estágio obrigatório dentro ou fora do horário de aula.

Em suma, o aluno deverá se dedicar exclusivamente para a sua formação acadêmica.

Por outro lado, nesses ambientes o aluno possui todas as ferramentas necessárias para seu aprendizado e formação pessoal e profissional. As aulas são presenciais, os professores ficam à disposição para esclarecimento de dúvidas e em contato com outros colegas é possível ampliar seus conhecimentos.

Porque escolher uma faculdade à distância

A maior vantagem da faculdade à distância é a maior flexibilidade de horários e organização própria.
Muitas pessoas acreditam que esses cursos podem ser feitos à deriva, sem nenhum comprometimento. É aí que se enganam: a maior parte das aulas são oferecidas em portal online, cabendo ao aluno acessa-lo e estuda-lo por conta própria.

Ao menos uma vez por semana os alunos devem se dirigir a um dos polos e assistir a uma aula em sala, acompanhado de seus colegas. Essa aula também pode ser oferecida por meio de videoconferência, contudo possui horário e data agendados.

As avaliações e entrega das atividades exigidas seguem o mesmo princípio das demais faculdades: é preciso entregar em dia. A diferença é que o material é entregue através do próprio portal.

Para alunos já graduados em busca de uma segunda ou terceira formação, essa modalidade cai bem e facilita. Nesses casos, o aluno já teve a experiência presencial e possui maior maturidade para entender o compromisso assumido quando opta-se por um curso superior.

É importantíssimo que, independentemente da escolha, o aluno verifique se o curso e a instituição são aprovados pelo MEC, pois em caso negativo ele não será certificado e não poderá exercer a sua profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *