Inscrições SISU com 108 mil vagas disponíveis

By | 29 de dezembro de 2011

O Ministério da Educação e Cultura – MEC disponibilizou no dia 26 de Dezembro o Sistema de Seleção Unificada – SISU.

O SISU é um sistema informatizado onde os estudantes podem consultar as vagas disponíveis nas instituições públicas de Ensino Superior para o primeiro semestre de 2012.  O SISU só é válido para estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Ao todo serão oferecidas 108.552 vagas distribuídas em 3.327 cursos quase 100 universidades públicas.  Do total de vagas oferecidas, 2.553 serão pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. A Universidade participa do processo pela segunda vez e oferece 57 opções de cursos distribuídos nos campus das cidades de São Carlos, Araras e Sorocaba.

Se você pretende concorrer a uma das vagas, fique atento. Segundo o que foi divulgado pelo MEC, as inscrições serão abertas exatamente à meia noite do dia 7 de janeiro de 2012 e serão encerradas impreterivelmente à meia-noite do dia 12 do mesmo mês.

Para se inscrever no SISU é preciso ter feito a prova do ENEM de 2011 e ter obtido maior que zero na redação. Estudantes que zeraram na avaliação do texto estarão automaticamente desclassificados.

As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site do SISU. Os interessados devem preencher um formulário completo. No momento da inscrição, é preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2011. Resultados de exames de anos anteriores não poderão ser usados para participação no processo de 2012.

Ao preencher o formulário de inscrição, todos os interessados devem apresentar a ordem de prioridade para 2 cursos que gostariam de cursar. Essas opções podem ser alteradas posteriormente de acordo com a análise do candidato sobre suas chances de ser aprovado, pois o MEC divulga diariamente as notas de corte para cada curso.

A inscrição é organizada em 3 passos: primeiro você pesquisa as vagas, conhece as mesmas por meio do nome da instituição, do município onde é oferecida vê a quantidade de vagas para o curso desejado, analisa a concorrência. Depois, é hora de analisar as modalidades de cursos disponíveis e, finalmente, é hora de confirmar todos os dados e as opções pelos cursos almejados. Você poderá acompanhar as notas de corte e sua classificação parcial por meio do site do SISU e então fazer alterações de acordo com as suas chances de aprovação.

No dia 15 de Janeiro serão divulgados os resultados da primeira chamada, sendo que a matrícula poderá ser feita entre os dias 19 e 20. Já os aprovados em segunda chamada serão conhecidos no dia 26 do mesmo mês, sendo que as matrículas poderão ser feitas entre os dias 30 e 31.

Para saber mais e se inscrever, acesse: http://sisu.mec.gov.br

Por Yara Silva