Mestrado

By | 28 de abril de 2011

Mestrado é um dos programas de especialização para egressos do Ensino Superior. O objetivo é formar especialistas para seguir carreira acadêmica, seja em universidades, seja em laboratórios de pesquisa.

Os programas de mestrado são bastante densos e exigem dedicação exclusiva. Todo aluno que faz mestrado deve ter um orientador para acompanhá-lo no desenvolvimento do projeto após a conclusão de todas as disciplinas obrigatórias. Os mestrandos devem defender uma dissertação sobre uma pesquisa autêntica diante de uma banca de examinadores para obter o título de mestre.

Quem almeja fazer mestrado pode pleitear uma bolsa oferecida por instituições de pesquisa como a FAPESP e o CNPQ. Os processos seletivos são bastante rigorosos e analisam praticamente toda a vida escolar do candidato: histórico escolar, iniciação científica, cartas de recomendação.
Se você pretende fazer uma Licenciatura, comece escolhendo o orientador com quem gostaria de trabalhar. Veja todas as linhas de pesquisa e analise se há algum projeto com o qual você se identifica. Feito isso, procure o professor, apresente-se e expresse sua vontade de estudar e desenvolver o projeto. Se ambos entrarem em um acordo, o próprio professor irá lhe indicar todos os próximos passos. A partir de então, é só se dedicar intensamente aos estudos.

Por: Yara Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *