Mestrado em Engenharia Mecânica

By | 16 de janeiro de 2012

Fazer um curso de mestrado é um grande passo na carreira profissional de qualquer estudante, pois irá direcionar a carreira e consolidar conhecimentos obtidos durante a graduação.

Se você pretende fazer um curso de Mestrado, saiba que existem muitas opções de instituições que oferecem o programa todos os semestres. Você deverá fazer disciplinas do núcleo básico e, em seguida, escrever uma dissertação que será apresentada para uma banca. Todo o trabalho deverá ser orientado por um professor que atua na área da sua linha de pesquisa.

A Universidade Santa Cecília – UNISANTA é uma das instituições de Ensino Superior que oferece programas de mestrado. Se você tiver interesse, deverá preencher a ficha de inscrição e enviar para o email strictosensu@unisanta.br juntamente com o seu histórico escolar. Você deve prepara também as cartas de recomendação. Para o preenchimento da ficha de inscrição, você deve informar dados pessoais e de sua formação acadêmica.

Um dos programas oferecidos é o de Mestrado em Engenharia Mecânica. O curso é recomendado pela CAPES e é reconhecido pelo MEC. O objetivo é desenvolver profissionais alinhados às questões regionais onde as áreas de automação e tecnologia da informação são essenciais para desenvolvimento de técnicas e práticas. Você sairá do programa de Mestrado apto a atuar em serviços de consultoria especializada no desenvolvimento de pesquisas no setor produtivo de sua escolha.

As aulas para o Mestrado em Engenharia Mecânica na UNISANTA terão início em Março deste ano, logo na primeira semana. A data exata ainda não foi informada. Você deverá escolher entre duas turmas. Na primeira delas, as aulas ocorrerão às segundas feiras à noite (das 19h às 22h20) e aos sábados das 9h às 12h20. Já para a segunda turma, as aulas ocorrerão no período da tarde, às quartas e sextas feiras, das 14h às 17h20.

 

Leia sobre faculdade de mecatrônica também: http://www.fazerengenharia.com/engenharia-mecatronica/

 

Ao todo serão oferecidas 30 vagas, com oito aulas semanais. O investimento pode ser parcelado em 24 vezes de R$ 1.200,00.

As disciplinas obrigatórias são:

  • Ciências Sociais e Gestão Tecnológicas.
  • Metodologia do Trabalho Científico.
  • Tópicos de Termodinâmica.
  • Mecânica dos Fluídos e Escoamento Bifásico.
  • Métodos Matemáticos Aplicados.
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente.

E você poderá optar por uma das seguintes linhas de pesquisa:

Gerenciamento Eletro Energético e Controle de Processos 

  • Gerenciamento Eletro‐Energético.
  • Automação e Controle de Processos.

 Termofluidomecânica 

  • Tubulações Industriais e Equipamentos de Processo.
  • Estudos de Termofluidomecânica Aplicados a Projetos Industriais.
  • Análise de impactos ambientais gerados por processos industriais.

Para se candidatar, você deve ter feito graduação nas áreas de Engenharia ou Exatas de uma forma geral. Além disso, é importante que tenha conhecimentos em Inglês, pois boa parte dos livros utilizados são nessa Língua Estrangeira.

Para saber mais, acesse: http://www.unisanta.br/mestrados/engenharia-mecanica/index.asp

Por Yara Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *