O que é o ProUni?

By | 2 de janeiro de 2012

O Programa Universidade para Todos – ProUni  foi criado pelo governo federal em 2004 para facilitar o acesso de alunos com dificuldades financeiras ao Ensino Superior. Anualmente, são oferecidas bolsas de estudos que concedem descontos de 50% ou de 100% sobre o valor total da mensalidade de cursos oferecidos em diversas faculdades particulares cadastradas no Programa.

Para se inscrever no programa de bolsas é preciso que você tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM do ano anterior e obtido pelo menos 400 pontos de média nas cinco áreas que compõem a prova. Para saber qual a sua nota, consulte o boletim enviado pelo MEC ou consulte a divulgação dos resultados pela internet.

As inscrições para o ProUni devem ser feitas apenas pelo site na internet, por meio do cadastro do CPF. O número de inscrição do Enem 2010 e a senha devem ser informados também e, se o estudante estiver cadastrado no Sistema de Seleção Unificada – SISU, é preciso usar a mesma senha, pois os sistemas são unificados. Se você conseguir uma vaga em uma instituição pública pelo SISU, sua bolsa pelo ProUni será cancelada automaticamente.

No momento da inscrição, você deve preencher um formulário com dados pessoais completos e informar quais são os três cursos de interesse e quais as instituições onde gostaria de receber a bolsa. Você deve informar a ordem de preferência pelos cursos e também o tipo de bolsa de que precisa: integral ou parcial.

O processo seletivo para a obtenção de bolsas pelo ProUni acontece duas vezes por ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre. Então, se você vai prestar vestibular no meio do ano, pode participar do processo no primeiro semestre. Do contrário, pode concorrer no período seguinte. Ao todo são oferecidas, por ano, mais de 100.000 bolsas de estudo visando contemplar estudantes com dificuldades financeiras, mas com bom desempenho no ENEM. Daí a importância de obter um bom resultado nas provas.

A nota de corte para obter a bolsa pelo ProUni é calculada diariamente com base no número de vagas disponíveis para determinado curso e de acordo com as notas obtidas pelos inscritos naquele curso. Os estudantes podem acompanhar pelo site o andamento de sua inscrição e alterar suas opções caso verifique que não tem condições de conseguir uma vaga para um determinado curso.

Se você tem interesse em participar do ProUni em 2012, fique atento ao calendário para se inscrever nos processos seletivos. Os resultados são divulgados pela internet, no site do Programa e também nas instituições que oferecem as bolsas. Após a aprovação é preciso ir até a instituição para a entrega dos documentos e assinar o termo de concessão da bolsa.

Para saber mais, acesse: http://prouniportal.mec.gov.br/

Por Yara Silva

SITE DE CURSOS GRATUITOS CLICK AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *