O que é segurança no trabalho

By | 10 de outubro de 2012

De modo geral, a segurança no trabalho são medidas adotas nas empresas que visam minimizar acidentes no trabalho, doenças ocupacionais, e a proteção da integridade do trabalhador. A Segurança do Trabalho engloba uma série de disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos e entre outras.

É fundamental que as empresas prestem bastante atenção com a segurança do trabalhador, principalmente, profissões que oferecem riscos para a saúde e a vida.

A Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar com Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Além da segurança do trabalho ser exigida por lei é importante que sua empresa tenha consciência de que preservar a vida e saúde do profissional é respeitar a própria organização. E zelar pela vida de seus colaboradores é fundamental para manter a harmonia e a motivação dos funcionários, visto que funcionários motivados produzem mais, assim geram mais lucros, como um ciclo vicioso.

Fato de tamanha importância é que a Segurança do Trabalho tornou-se profissão, e este profissional pode atuar em várias áreas entre elas em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores. Em geral ele atua em fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração. Também pode atuar na área rural em empresas agro-industriais.

Sendo assim, é importante respeitar os direitos dos trabalhadores, já que eles são a engrenagem de uma empresa e são responsáveis por compor núcleos e gerar lucros para as organizações.

Respeite seu funcionário, cumpra a lei, e torne sua empresa a segunda casa de seu colaborador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *