Profissões em Alta 2013

By | 28 de julho de 2013

As novas contratações, normalmente, estão ligadas ao otimismo e à expectativa das empresas quanto ao crescimento econômico do País. Nos últimos anos, a crise econômica internacional e o baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro não estimularam os empresários a contratar, mas algumas áreas continuam em alta.

As áreas que em alta são: Engenharia Naval, Engenharia Agronômica, Engenharia de Produto, Tecnologia e Inovação e Gestão Ambiental. Vamos conhecer um pouco sobre essas áreas e entender por que ainda estão em expansão.

Na área de Engenharia Naval, os profissionais são bastante procurados para atenderem ao crescimento da expansão de exploração de petróleo e também de gás natural. Isso porque esse crescimento exige a construção de novos estaleiros e novas embarcações. Como, nos últimos anos, essa área experimentou um período de baixa procura, há poucos profissionais qualificados no mercado e isso gerou um período de melhores salários e mais benefícios trabalhistas para os profissionais.

Na área de Engenharia Agronômica, o crescimento do cultivo de milho, cana de açúcar e soja aumentou a demanda por profissionais que possam auxiliar as fazendas produtoras no aumento de sua produção para continuarem competitivas no mercado, uma vez que muitas multinacionais estão investindo fortemente no País.

Na área de Engenharia de Produto, a maior demanda é no setor automotivo, pois muitas fábricas estão iniciando suas operações no País para exportarem para demais países da América Latina e também para o Caribe.

Profissionais das áreas de Tecnologia e Inovação serão cada vez mais requisitados, principalmente os que atuam com Farmácia, Biologia, Química, Bioquímica e também com as engenharias. Isso porque o governo tem o objetivo de passar a ser produtor de tecnologia, com isso, os investimentos e incentivos aumentaram consideravelmente nos últimos anos.

Na área de Gestão Ambiental, os gestores que atuam na redução do consumo de papel e de água, na gestão da reciclagem e na reutilização de materiais são amplamente requisitados em indústrias e empresas. Eles são responsáveis por tornar as atividades sustentáveis, algo diretamente ligado à necessidade cada vez maior de preservar o meio ambiente.

Esses são os principais motivos para o amplo crescimento dessas áreas em 2013 e, possivelmente, no próximo ano. Se você é profissional dessas áreas, ou pretende iniciar a carreira em uma delas, fique atento a essas oportunidades e continue se atualizando para garantir boas posições e ter destaque no mercado nos próximos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *