ProUni 2012: inscrições abertas

By | 5 de janeiro de 2012

Se você quer se inscrever para o ProUni deste ano, fique atento aos prazos. A partir do dia 14 de Janeiro você poderá fazer sua inscrição para concorrer a uma das quase 200.000 bolsas que serão oferecidas para os alunos.  Aproximadamente, 50% das bolsas são integrais e os outros 50% são para meia bolsa.

O ProUni é um programa do governo que objetiva conceder bolsas de estudos para que estudantes carentes freqüentem aulas em instituições particulares de ensino superior. Todos os interessados, sem restrições, devem ter feito a prova do ENEM de 2011 e ter obtido nota maior ou superior a 400 pontos de média. Além disso, é imprescindível que não tenha zerado na redação, pois, do contrário, será desclassificado automaticamente.

Se sua família tem renda de até um salário mínimo e meio por pessoa, você pode se candidatar a bolsas integrais. Se sua renda for de até três salários mínimos por pessoa, você só poderá se candidatar a bolsas parciais de 50%.

Você poderá se inscrever no ProUni até o dia 19 deste mês pelo site do oficial do Programa (http://prouniportal.mec.gov.br).

Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição com seus dados pessoais e informar qual o curso irá fazer e em qual instituição. Depois, é preciso preparar a lista de documentos exigidos para apresentar no local de estudo para formalizar a concessão da bolsa, em caso de aprovação.

A divulgação dos pré-selecionados em primeira chamada ocorrerá no dia 22 de Janeiros. Serão divulgados os candidatos pré-selecionados que devem comparecer à instituição para a qual se inscreveram para que apresentem a documentação e efetuem a matrícula até o dia 1º de Fevereiro.

Já no dia 07 de Fevereiro será divulgada a lista de pré-selecionados em segunda chamada, sendo que o comparecimento à instituição solicitada deve ocorrer até o dia 15 do mesmo mês.

Fique atendo aos prazos! Anote as datas em uma agenda ou em um calendário online e acompanhe periodicamente para evitar que perca a oportunidade. O ProUni é super rigoroso com os prazos, se você for pré-selecionado, por exemplo, e não comparecer na instituição para a entrega dos documentos, perderá o direito ao benefício.

Desde o início do ProUni em 2004, quase um milhão de bolsas foram concedidas, beneficiando muitos alunos carentes em todo o País. Trata-se de uma grande oportunidade para todos os egressos do Ensino Médio que querem fazer uma graduação, mas precisam que seja em uma instituição particular por conta da alta demanda nas faculdades e universidades públicas e, precisam também de apoio financeiro.

Participe, concorra e boa sorte no processo seletivo. Não perca a oportunidade de continuar seus estudos em nível superior, pois hoje é muito importante ter uma graduação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

Para saber mais e se inscrever, acesse: http://prouni2012.com/

Por Yara Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *