Sistemas ERP o que é?

By | 2 de março de 2012

ERPs são sistemas de informação integrados. Ou seja, eles reúnem todos os de processos e procedimentos de uma organização. Todos os departamentos podem ser interligados de forma que se possa consultar facilmente informações de qualquer setor: Finanças, Contabilidade, Recursos Humanos, Produção, Marketing, Vendas, Compras dentre outros.

Os ERPs são formados por softwares que são integrados entre os diferentes departamentos e vão reunindo informações diversas em um uma base de dados completa. Então, extrair relatórios e analisar integrações entre as equipes torna-se mais simples e mais prática.

Dentre os ERPs mais conhecidos estão: SAP, Totvs Microsiga, Microsoft Systems ERP, CIGAM ERP, Target, Infor ERP. A escolha por um deles depende da disponibilidade financeira de cada organização e também do interesse que tem pela integração das informações.

Trabalhar com um ERP exige a contratação de uma empresa especializada na implantação e também na manutenção dos sistemas, pois são muito complexos e exigem dedicação exclusiva de profissionais altamente treinados. Não é qualquer profissional de Tecnologia da Informação que pode trabalhar com ERPs. Para garantir o funcionamento perfeito, é preciso entender o funcionamento, a interligação entre os módulos, as peculiaridades e as necessidades específicas de cada negócio.

Usar ERPs em uma organização traz uma grande diferencial estratégico, pois com eles é possível ter uma ideia do todo de uma empresa. Para implantá-los, primeiramente, é preciso ser feita uma análise completa do negócio, de tudo o que cada equipe interna precisa, de quais informações os gestores necessitam e, além disso, como alinhar tudo o que for implantado aos objetivos da organização.

Se sua empresa trabalha com ERPs, procure conhecer como funcionam para que possa entender como a organização atua e como gerencia a conexão entre os diferentes departamentos. Isso irá lhe ajudar a entender a empresa e também lhe dará instrumentos para possíveis análises que tenha que fazer. 

Por: Yara Silva

SITE DE CURSOS GRATUITOS CLICK AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *