USP oferecerá mil bolsas no exterior

By | 11 de janeiro de 2012

A Universidade de São Paulo – USP é uma das mais bem conceituadas universidades brasileiras. Referência em pesquisa com ensino de tradição e excelentes docentes, todos os anos milhares de estudantes enfrentam os vestibulares na busca por uma vaga na Instituição.

A USP oferece infraestrutura de primeira qualidade para atender seus alunos e professores. São laboratórios muito bem equipados, ambientes para promoção da cultura, bibliotecas, espaços para a prática de esportes, salas de aulas modernas, docentes totalmente focados em ensino e em pesquisa. Mas a USP vai muito mais além. Neste ano, por exemplo, oferecerá mais de mil bolsas de estudos no exterior.

Os alunos de graduação terão a oportunidade de realizar estudos e pesquisas em outros países. Intitulado de Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional, cada bolsa será concedida por 6 meses com tudo custeado pela USP: mensalidades, passagem aérea, seguro-saúde e eventuais taxas acadêmicas durante o período. Se for um programa de duplo diploma, os alunos poderão pleitear bolsas de até 1 ano e meio.

Alunos dos países da América Latina, Canadá, Estados Unidos, Japão e China receberão 900,00 dólares. Para os países da União Européia, os alunos receberão 900 euros e para a Grão Bretanha, os alunos receberão 900 libras.

As bolsas serão concedidas para todas as áreas do conhecimento. Os critérios de seleção levarão em conta o empreendedorismo e o desempenho acadêmico. Além disso, é obrigatório já ter concluído pelo menos 20% do curso e, no máximo, 80% do mesmo.

Quando o foco são atividades empreendedoras, é preciso ter um projeto com plano de negócios bem estruturado e contato com o responsável no exterior. Os projetos devem focar em propostas que visem tratar problemas sociais (transporte, energia, bioenergia, saúde, meio ambiente).

Para desenvolver esse projeto, a USP está trabalhando parcerias com universidades no Exterior de forma a facilitar o intercâmbio de seus estudantes.

Alunos que já estão na USP ou que irão ingressar neste ano também poderão contar com bolsas de estudo que agora passarão a ter o valor de R$ 400,00. Serão oferecidas quase 4 mil bolsas. Os valores das bolsas auxílio também passaram por reajustes. Auxílios para a compra de livros, para transporte e para alimentação sofrerão aumentos com o objetivo de ajudar os alunos carentes que estudam na USP.

Fique atento às oportunidades de bolsas oferecidas pela USP. Você poderá desenvolver estudos no Exterior, garantindo seu desenvolvimento social e profissional de forma a conhecer novas culturas, trabalhar novos projetos. Trata-se de uma experiência rica em desafios, em vivência de uma nova cultura e muitos novos conhecimentos que irão agregar em sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

Mantenha-se informado, procure informações na USP sobre os prazos e critérios de concessão e participe! Ajude a informar seus colegas também, afinal são muitas bolsas aprovadas para beneficiar muitos e muitos alunos da USP.

Para saber mais, acesse: http://www.usp.br/

Por Yara Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *